domingo, 19 de maio de 2013

Questões ecologia

   
                              Vamos juntos olhar pelo nosso planeta,  hoje ele  é nossa casa e logo mais será o lar das futuras gerações.


Fonte(foto): facebook, página salve o planeta.


1. Andar por um manguezal não é para qualquer um. Você pode atolar até os joelhos e perder os sapatos no primeiro passo. A cada passada é preciso erguer o pé para fora da lama, sem tropeçar nas raízes - são pneumatóforos, que emergem da lama na vertical, e rizóforos, que saem do tronco e deixam o mangue-vermelho ou mangue-sapateiro ('Rhizophora mangle') com mais jeito de aranha do que de árvore. Ao fixar o olhar nesse emaranhado, tudo parece mexer-se. Inúmeros caranguejos de várias espécies vivem enterrados na lama, entre as raízes, em cima delas ou mesmo nos troncos e copas das árvores.

Com base nos textos e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que
a) os pneumatóforos, estruturas que emergem da lama, são raízes que têm a função de levar oxigênio do ar para as raízes subterrâneas.
b) as estruturas que saem do tronco das árvores do mangue, referidas no texto, e lhe dão aspecto de aranha, são "raízes-escora" - adaptações à sustentação no solo mole do manguezal.
c) os manguezais apresentam o solo saturado de água doce, local em que habitam espécies de caranguejos - animais que diferem dos outros artrópodes pela ausência de antenas.
d) os caranguejos, animais típicos existentes nos manguezais, são artrópodes crustáceos que apresentam o sistema excretor composto por glândulas verdes ou antenais.
e) os caranguejos apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome, respiração branquial, sistema circulatório aberto e sistema digestivo completo.

2. O teor de gás carbônico (CO2) atmosférico vem aumentando: em 1850 era de 275 ppm (partes por milhão), em 1958 era de 315 ppm e em 1982 era de 340 ppm. Estima-se que, em 2050, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual alternativa aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível conseqüência desse fenômeno?
a) Queima de combustíveis fósseis; aumento da temperatura global.
b) Queimadas na Amazônia; lixiviação e empobrecimento do solo.
c) Aumento da área de terras cultivadas; aumento nas taxas de fotossíntese.
d) Desflorestamento; diminuição da fertilidade do solo.
e) Destruição da camada de ozônio; aumento da taxa de mutação genética.

3. "Brasil é rota da sucata de chumbo."
                        ("Jornal do Brasil" - 28/03/94)
"Poluição põe Cubatão em emergência."
                        ("Folha de São Paulo" - 02/09/94)
"Redução de ozônio aumenta casos de câncer de pele."
                        ("Jornal do Brasil" - 02/09/94)
Essas e centenas de outras manchetes de jornal nos alertam sobre a gravidade dos problemas ambientais ocasionados pelas atividades do próprio homem. A seguir são feitas (4) afirmativas relacionadas a essa problemática atual. Analise-as:
I - O chumbo, como outros subprodutos de indústrias, acumula-se nas cadeias alimentares gerando um problema chamado magnificação trófica.
II - Principalmente no inverno ocorre um fenômeno natural, a inversão térmica, que não traria graves problemas se não interferisse na dispersão dos poluentes.
III - O aquecimento global do planeta, denominado efeito estufa, é fruto da intensa atividade industrial e da contínua queima de combustíveis.
IV - O lançamento excessivo, na atmosfera, de gases como metano, destroem de forma irreversível a camada de ozônio.
São corretas as afirmativas:
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I, II e III.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.

Gabarito:              1. c          2. A           3. c

Agradecimento ao professor Fernando Cesar Ferreira que enviou as questões coletadas do programa super pro.

Insetos





Apresentam três pares de patas, o corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome, possuem um par de antenas  e dois ou um par de asas.
O olho é lateral e composto de partes hexagonais que são chamadas de omatídios.


Excretam ácido úrico, que requer pouca  quantidade de água, uma adaptação a vida terrestre.
              Imagens Google

Animal de características impressionates

Tardigrada é um filo de pequenos animais relacionados com os artrópodes, apresentam o corpo segmentado  e comumente são chamados de urso d’água.
O nome vem do latim, tardus que significa lento e gradus que significa passo, então temos um animal de passos lentos, o tardigrado. Este nome, assim como urso d’água,  é referente a sua enorme resistência , pode viver em lugares com temperaturas de -200 °C até 150 °C, pressões de até 6.000 atmosferas e uma radiação mil vezes maior que a suportada pelo Homem.
Em condições desfavoráveis eles se desidratam, desligam seus processos biológicos e assim podem viver por muitos anos em estado criptobiologico e quando acham condições novamente favoráveis, se hidratam e “voltam a vida”





Fonte: Fonte: WIKIPÉDIA enciclopédia livre
                                   Google imagens

Xilema e Floema, condutores de seiva


São tecidos condutores, então são partes do sistema vascular da planta e responsáveis pela distribuição da seiva bruta e seiva elaborada por todo o vegetal.


Corte transversal:


Corte longitudinal:



Xilema ou também chamado de lenho e é responsável pelo transporte da seiva bruta, água e sais minerais da raiz até o ápice da planta. É constituído de células mortas impregnadas  de lignina e reforçadas com celulose.
Apresentam dois tipos, vasos fechados  que apresentam lignina somente em algumas regiões e abertos  que não apresenta  parede celular e assim a água corre com maior facilidade.
Floema ou também chamado de líber e é responsável pelo transporte de seiva elaborada, resultado do processo de fotossíntese e composta por compostos orgânicos, das folhas para o resto da planta. É constituído de células vivas e alongadas, suas paredes apresentam poros que são atravessados  pelo plasmodesma, comunicação entre células vizinhas.

Fonte: WWW.mundoeducao.com.br  por Mariana Araguaia
           Google imagens

Ipê amarelo árvore símbolo nacional





Existem duas árvores que representam nossa nação,  a árvore símbolo do Brasil e a árvore nacional. O pau brasil é considerada a árvore nacional na forma da lei segundo os projetos PL-2293/1974 e PL-882/1975 e o ipê amarelo é considerada a árvore símbolo  na forma da lei nº 6.607 de 7 de dezembro de 1978. Já houve tentativa, na câmara dos deputados, de tornar as duas árvores nacionais, mas os projetos foram arquivados.

 Curiosidades sobre o ipê amarelo:
O ipê amarelo é  nativa da mata atlântica, que se estende do litoral até o centro oeste. No estado de são paulo está na lista de plantas ameaçadas, o número ainda existente é muito pequeno em relação a décadas passadas porque a  exploração aglícola de pasto, café, laranja e cana de açucar retirou muito das matas originais e os ipês se foram com elas.
              Ainda na rodovia BR 153 que liga a cidade de São José do Rio(SP)  a cidade de Fronteira(MG), em nossa região,  é possivel observar nas margens da rodovia e nos resquícios de matas algumas arvores que quando floridas chamam a  atenção, são lindas, altas e se destacam entre as outras e ainda vemos árvores solitárias no meio dos pastos, que provavelmente foram presevadas pela sua beleza.
Outros nomes populares : ipê-ouro,  ipê-da-serra,  aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca.
A denominação de ipê branco vem das folhas e brotos jovens que apresentam pelos esbranquiçados.
Características:
Quando adultas chegam a 30 metros de altura, seu tronco tem casca grossa com fissuras longitudinais profundas.Sua copa é alongada com ramos grossos e tortuosos, suas raizes são em grande quantidade e profundas.

As folhas, decíduas, são opostas, de face superior verde-escura e face inferior acinzentada. Os pecíolos das folhas medem de 2,5 a 10 cm de comprimento e os folíolos em número de 5 a 7, possuindo de 7 a 18 cm de comprimento por 2 a 6 cm de largura com o ápice  pontiagudo a base arredondada e margem serrada.



            A inflorescência tem flores grandes, lanceoladas com coloração amarelo ouro, com tamanho 8 cm por 15 cm.
Os frutos são cápsulas bivalvares cilíndrica, secos e deiscentes, lembram uma vagem.
As sementes são brilhantes e esbraquiçadas, de tamanho entre 2 cm e 3 cm de comprimento.  

Fonte: WIKIPÉDIA enciclopédia livre